Sua dedicação em relação aos exercícios e à saúde variam dependendo da época do ano? Saiba que você não está sozinho. Mesmo os entusiastas da malhação podem precisar se esforçar para manter uma composição corporal e um nível de treino saudável.
Mudanças no clima e uma maior demanda nos compromissos familiares e profissionais são geralmente as principais causas que levam as pessoas a se desviarem de um estilo de vida ativo e saudável.
Para evitar que isso aconteça e se manter ativo, o melhor a se fazer é evitar o chamado “efeito dominó”, quando descuidos com a nutrição acabam impactando nos exercícios e vice-versa.
Afinal de contas, um afeta o outro e é esse equilíbrio que precisamos aprender a dominar. É que desviar de um plano de nutrição pode diminuir sua motivação para se exercitar. E faltar às atividades regulares pode deixar você com preguiça e levar ao consumo de açúcar para compensar a falta de energia.
Segundo o personal trainer Giulliano Esperança, a recomendação básica é que um adulto pratique pelo menos 150 minutos de atividade física de moderada intensidade ou de 60 a 75 minutos de atividade moderada a rigorosa. “Esses hábitos podem reduzir as chances de desenvolver diversas doenças como diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral e acidente vascular cardíaco. Além disso, os exercícios físicos ajudam a diminuir o ganho de peso corporal evitando as doenças relacionadas a obesidade”, explica.
A movimentação do corpo é o principal meio de aumentar o bem-estar físico e mental e combater o estresse, por isso deve ser prioridade na rotina diária.
De uma caminhada no parque, vá à academia. A principal dica é não desistir, para iniciar as atividades físicas tudo é válido. De acordo com o personal, algumas dicas básicas devem ser seguidas para começar os exercícios, como um alongamento inicial e um planejamento de treino, alternando a parte aeróbica e a musculação. “A regularidade é muito mais importante que a intensidade, é melhor fazer pouco e bem feito do que irregular. Além disso, o planejamento e a estratégia são fundamentais para a evolução incessante e segura da atividade.”
Para matéria completa acesse: https://revistaevoke.com.br/dia-do-educador-fisico-a-importancia-da-atividade-fisica-para-a-saude/